SINALÉTICA DE MONUMENTOS

Contextualização e Conceitos


"A sinalética contribui de uma forma eficaz na orientação de pessoas e bens num determinado território. É uma disciplina da ciência da comunicação visual que estuda as relações funcionais entre os signos de orientação no espaço e os comportamentos dos indivíduos. Ao mesmo tempo, é a técnica que organiza e regula estas relações."
(Joan Costa, 1989)

O design como actividade projectual que implica criatividade, propõe a adaptação dos meios aos fins. O design projeta objectos ou meios de comunicação diversos para o uso humano, sendo portanto uma disciplina ou actividade que está intimamente relacionada com a concepção, planeamento e produção de equipamento de sinalética. O grafismo dos sinais, como meio privilegiado na transmissão de informação, carece de outras disciplinas que concorram para a prossecução dos seus objectivos: transmitir mensagens claras e inequívocas para o utilizador, contribuindo para a melhoria das acessibilidades.

É necessário compreender a problemática da sinalética e analisá-la de forma sistemática, compreendendo que contribui de forma decisiva para a segurança, as acessibilidades e a qualidade de vida dos cidadãos e visitantes. A sinalética não pode ser encarada, como tem sido, como domínio de alguns e elaborada de forma empírica, não se compreendendo a necessidade em normalizar e simplificar mensagens de forma a constituir um sistema coerente e preciso.

SINALÉTICA

Pórticos


Altura: 2,55m - Largura: 0,60m - Forma oval
Este totem é constituído por uma estrutura metálica afixada a uma aranha metálica embutida em maciço, não ficando a fixação à vista.
Esta estrutura foi envolvida em alumínio termolacado cor inox, levando em sobreposição nas duas faces o mapa com identificação dos pontos de localização executado em impressão digital.

PLACAS DE INFORMAÇÃO

Imagens em impressão digital e braille


Placas individuais com descrição dos Monumentos sendo constituído por tubo metálico embutido no solo através de maciço com a altura de 1,45m com diâmetros de 76 e 60mm.

A fixado a este poste uma chapa em inox escovado de 3mm de espessura com largura de 0,30m e altura de 0,90m com curvatura a 30º graus.
Sobreposto a esta placa, levava a foto do Monumento e descrição em impressão digital em cor preto e em 3 línguas.

SETAS DE ORIENTAÇÃO

Poste com setas indicativas dos Monumentos


Constituídas por tubo metálico embutido no solo através de maciço, tendo a altura de 2,85m com diâmetros de 76 60mm.
Estes postes tinham ranhuras próprias para fixação de placas em peril de alumínio lacado, com 0,90 x 0,20m levando nas duas faces as indicações dos Monumentos com setas.

5

Pórticos

45

Placas Informativas

60

Setas de Orientação

50.000

Mapas Informativos

A sinalética patrinomial responde a uma missão dupla: uma identidade clara, precisa, coerente, intuitiva e afirmativa e ser um suporte ao serviço do monumento;
A sua identidade tem a missão de revelar e enaltecer o monumento, devendo ser afirmada de maneira relativa: não sendo um fim em si, mas um meio para dar relevo ao património:
• Comunicação clara e concisa • Reforçar informação funcional de circulação pedonal e sentido do lugar • Direccionar visitantes e moradores para o centro de Viseu • Aumento do conforto dos visitantes e moradores não familiarizados com o centro de Viseu • Prolongar a permanencia do visitante e residentes • Orientar os visitantes para os locais de interesse • Incrementar a identidade da cidade

ClientC.M.V. - Câmara Municipal de ViseuServicesSinalética para MonumentosYear2010